top of page
  • Foto do escritorMaitê

Marte, o planeta em crescimento


Bandeira de Marte


- SOBRE -

Marte é o quarto planeta do sistema solar e é popularmente chamado de "Planeta Vermelho" por sua coloração avermelhada. Sua superfície é bem parecida com a da Terra, além da rotação e dos ciclos de dia e noite; devido a isso, ele é o planeta mais próximo de uma possível colonização, principalmente com a descoberta de calotas polares e uma possível fonte de água abaixo delas.

Com isso em mente, os cientistas tornaram Marte um dos primeiros alvos da colonização, mas ainda assim mantendo sua temperatura fria, até ele eventualmente se tornar um dos planetas mais tecnológicos do sistema solar.



- INFORMAÇÕES GERAIS -


*Capital: Olam Parvat

*Pais mais populoso: Olam Parvat

*Língua oficial: Inglês e Hindi

*Governo: Monarquia

*Família principal: Phoenix

*Soberano: Indra Phoenix

*Número de habitantes: 3,8 bilhões

*Ano que o planeta foi colonizado: 2367

*Quantidade de países: 117 países

*Nome dos países principais: Olam Parvat, Chiaparelli, Shahare, Laale, Verellme e Domoes


Marte é um dos planetas mais tecnológicos no momento, com várias novidades e máquinas para apresentar para o resto do universo. O palácio da família principal fica localizado em Olam Parvat, local onde fica localizada a segunda maior montanha do sistema solar, chamado de "Monte Olimpo".



- GEOGRAFIA -

*Estações

O planeta em si já tem uma temperatura bem fria, que foi mantida e mesmo com o Solário, que apenas ajudou a controlá-la, dessa forma, Marte tem invernos constantes em grande parte do planeta, com suas cidades sendo localizadas em vastos desertos de neve, porém ainda assim grandes e tecnológicas. Durante o ano todo, as noites costumam ser mais frias do que os dias e, mesmo em épocas de verão, o clima continua razoavelmente fresco e frio.

A primavera, o verão e o outono são estações que raramente se destacam no planeta, sendo percebidas apenas por algumas variações de temperatura, em momentos em que o planeta se torna um pouco mais quente.


*Biodiversidade

Devido à baixa temperatura do planeta, muitas das plantas terrestres não conseguiram sobreviver na superfície marciana, dessa forma, boa parte da flora foi produzida em laboratório, visando criar árvores e plantas que conseguissem suportar o clima. Além disso, a plantação de muitas plantas terrestres, relacionadas a agricultura, são feitas em estufas especiais.

A fauna de Marte também sofreu adaptações devido ao clima frio, fazendo com que os descendentes de certos animais tivessem uma pelagem mais espessa.



- DEMOGRAFIA -

Atualmente, Marte tem uma população composta por 3,8 bilhões de habitantes, grande parte destes são descendentes do oriente médio e da Ásia central da Terra, habitantes de países como Índia, Irã, Cazaquistão, Madagascar e alguns chineses.

A expectativa de vida na época em que a colonização começou era consideravelmente baixa, mas ao passar dos anos, graças ao seu grande comércio interplanetário, a qualidade de vida da população esteve aumentando cada vez mais, chegando a ter uma expectativa de vida de cerca de 80 a 90 anos.


*Idioma

O idioma base de Marte, assim como de praticamente todos os planetas, é o inglês, mas os habitantes trouxeram suas línguas natais da Terra, que continuam sendo utilizadas em ilhas e países menores por todo o planeta; principalmente na região norte, onde se encontram o maior número de ilhas. O hindi é a que mais se destaca nessas regiões, mas também existem países que falam um pouco de russo e chinês.


*Religião

As religiões mais presentes em todo o planeta são o hinduísmo, budismo e cristianismo, praticados por cerca de 68% da população. Além dessas, porém, também é possível ver outras religiões sendo praticadas em um número muito menor, como: judaísmo, taoismo, islamismo e jainismo.



- POLÍTICA -


Indra Phoenix, o soberano de Marte

Em Marte, a forma de governo predominante é a monarquia, onde o mais velho dos filhos é escolhido para ser o próximo soberano e assim sucessivamente. Contudo, as oito famílias escolhidas para ajudarem o soberano na liderança, são escolhidas pelo soberano que assumir o poder, permanecendo com ele até o fim de seu reinado.


*Família Phoenix e Famílias Principais

A família Phoenix é composta pelo atual soberano, Indra; sua esposa, Gauhar; e seus cinco filhos: Dinesh, o mais velho; Aruna, a do meio; Jay, Diliph e Daru, três gêmeos, cuja a última citada é uma garota.

Desde a soberania do avô de Indra, o planeta esteve tendo um grande crescimento tecnológico, mas sem deixar suas tradições antigas e religião de lado. Dessa forma, o soberano acredita que é o seu destino continuar os passos de seus antepassados, fazendo Marte prosperar cada vez mais, acreditando que tudo, inclusive catástrofes e desastres econômicos, são apenas desafios que ele precisa ultrapassar para crescer ainda mais.

As famílias principais são separadas em oito territórios, das quais cada família tem posse sobre um deles: norte, sul, leste e oeste, onde comandados pelas mais importantes; e nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste, comandados pelas menores. A escolha de qual família terá posse da região é feita pelo(a) soberano(a) logo após o mesmo assumir a coroa, tendo em base quais as mais influentes.


*Relações externas

Assim como Vênus e a Terra, Marte faz parte da Trindade Telúrica, que tem como objetivo manter uma parceria de importação e exportação entre os três planetas terrestres (os já anteriormente citados).

Porém, além dessa, Marte também mantêm uma parceria antiga com Saturno, onde eles importam e exportam um para o outro minérios, metais e maquinários tecnológicos, além de apoiá-lo na guerra. Há muito tempo, Saturno ajudou o planeta, compartilhando seus conhecimentos tecnológicos, formas de extrair as riquezas do lugar sem prejudicá-lo e no financiamento das primeiras máquinas criadas por Marte; em troca, o planeta vermelho exporta os melhores metais para Saturno.

Por outro lado, o planeta cortou todas as suas relações com Júpiter logo no início da guerra, assumindo uma posição a favor de Saturno, tanto por nunca ter se dado bem com Guedriel, quanto por achar que Júpiter está errado em toda a situação.


*Poderio Militar

O poderio militar de Marte é baseado no de Saturno, com naves e armas inspiradas nas saturianas, porém sem grandes máquinas dirigíveis ou mechas como o mesmo tem. Ainda assim, seu ponto forte continua sendo nas batalhas terrestres, onde conta com vários robôs automáticos que andam pelas cidades com o objetivo de assegurar a segurança delas; além disso, as bases do exército são cidades andantes.



- ECONOMIA -

A base da economia de Marte são seus metais e minérios, usados para grandes construções e para a fabricação de pequenas e delicadas peças, exportados principalmente para Saturno e para a Trindade. Ele também produz algumas vitaminas específicas para manter os experimentos de criação de novas plantas nos laboratórios.

Marte também produz várias máquinas e protótipos que são apresentados e vendidos para os outros planetas pelo menos uma vez ao ano, como por exemplo: uma bateria que tem um tempo de vida de 700 anos, graças a energia de fios de prata e micro cristais encontrados apenas no planeta; e protótipos de uma tecnologia de espelhos, que visa deixar determinadas coisas com essa tecnologia invisíveis.

Outras indústrias de produção das quais Marte se destaca são a indústria têxtil, madeira e papel; além de um pequeno destaque na agricultura, através de estufas tecnológicas.



- INFRAESTRUTURA -

*Ciência e Tecnologia

Marte tem um grande arsenal de tecnologia, sendo um dos planetas mais avançados nesse quesito. Devido ao grande frio, a maioria das plantas terrestres não conseguiu sobreviver no planeta, sendo assim, grande parte da agricultura é feita em estufas com aquecedores que mantêm a temperatura exata para as plantas conseguirem crescer. Grande parte dos robôs utilizados na segurança tem uma inteligência artificial com um único cérebro e bem avançado; seus automóveis tem um sistema de navegação automática; e grande parte das casas tem uma tecnologia que as permitem ser ativadas e controladas por voz e leitores de movimento.


*Transportes e Energia

Assim como os outros planetas, o transporte marciano acontece através de teletransportadores, que, apesar de não serem tão potentes quanto os de alguns planetas, permitem o fácil e rápido transporte até outros países; tendo como mais destaque nessa área, inteligências artificiais que auxiliam no transporte. Contudo, sua principal fonte de energia é o Solário; Marte pega e utiliza o calor retido no mesmo para fornecer energia para os diversos aquecedores e outras tecnologias existentes em todo o planeta.


*Saúde e Educação

A saúde de Marte, em uma escala de 1 a 10, é cerca de 8,5, pois ela é bem distribuída e operada por todo o planeta, utilizando robôs auxiliadores, criados especificamente para a área da educação; porém, o que abaixa bastante a média de saúde, são vários pacientes chegando de uma vez em clínicas e hospitais, principalmente nas ilhas mais frias, com ventanias e tempestades.

A média de educação é cerca de 8, ela é bem executada, contudo, com o objetivo de preservar a cultura, ela não evoluiu tão bem em Marte quanto no resto dos planetas, pois continua estagnada em métodos de ensino arcaicos, mesmo que não afete negativamente o planeta ou suas gerações futuras.


*Mídia e Telecomunicações

Os hologramas são a principal fonte de mídia e de telecomunicação em Marte, usados por todo o planeta para literalmente qualquer coisa, desde cardápios de restaurante, outdoors até televisões e revistas, sendo uma tecnologia bem presente na vida de todos os marcianos. Para a comunicação à distância, são utilizados cristais holográficos que ficam em anéis, pulseiras, brincos, colares e qualquer bijuteria.


*Moradia, Saneamento, Criminalidade e Segurança

Grande parte da população vive em uma espécie de aglomeração de prédios, espalhados por todo o planeta, além disso, várias das ilhas de determinadas regiões foram complementadas com ilhas artificiais, de modo a obter mais espaço. O palácio do soberano e de sua família fica localizado em Olam Parvati, acima da maior montanha, o "monte olimpo".

As águas de Marte tem um sistema de filtração natural, realizado pelas próprias rochas, que gera inúmeros lagos onde a água é cristalina, tornando assim, o saneamento muito bom e acessível para todos.

A segurança é bem alta nos países principais, graças aos robôs e vários outros meios de segurança adotados pelo planeta, o que torna a criminalidade quase inexistente; contudo, nos países menores e aglomerados de ilhas, é razoavelmente comum acontecerem crimes, grandes golpes ou assassinatos, mas o número de crimes vem abaixando drasticamente desde que o atual soberano assinou um documento que legaliza a pena de morte.



- CULTURA -

*Festas

As principais festas de Marte são diretamente ligadas aos seus valores tradicionais, ensinados em todas as famílias, como: o respeito para com os anciãos e a forte hospitalidade com estrangeiros. A crença em espíritos da natureza também é muito forte e não apenas entre os mais velhos, desde criança a maioria dos marcianos aprendem sobre os espíritos da terra, da água, do fogo e do ar, assim como também se deve respeita-los para evitar grandes tragédias.

Como prova de respeito, existem festivais em todo o planeta para cada elementos em diferentes épocas do ano, assim como também a comemorações menores no começo de cada estação.


*Culinária

Na culinária presente em todo o planeta, é bastante presente a carne, o arroz e diversos tipos de pão;em casa mais tradicionais quase todas as refeições são acompanhadas com uma ou duas fatias de pão. A bebida mais consumida pela maioria é o chá, feito com diversas ervas e flores secas diferentes, algumas presentes apenas em Marte; a segunda bebida mais consumida é o leite. O planeta também faz uso de uma variedade de temperos que só cressem lá, produzidos nas estufas.


*Esportes

Os esportes mais famosos são boxe e equitação. Há diversos animais descendentes de cavalos, cabras e vacas, mas com um pelo muito mais espesso por causa do intenso frio, que são usados nesses esportes.


*Arte

A base artística de Marte é a literatura, que muitas vezes se mistura com pinturas, como poemas misturados com pinturas a mão incrivelmente detalhadas, quase como se tivessem sido feitos por uma máquina. Muitos dos poemas e histórias antigas em idiomas que já não são mais utilizados, ainda estão sendo mantidos em ótimo estado de preservação dentro da biblioteca do palácio do soberano.

A tradição literária marciana é incrivelmente rica e variada, contudo a maioria do planeta não está familiarizado com a língua que fora usada, língua está que era conhecida como Persa e dizem rumores que esse alfabeto antigo é passado e estudado apenas por aqueles que chegam a soberania.


*Música

Os instrumentos tradicionais são variados, mas os mais usados são instrumentos de corda, sopro e gongos. Porém, a crescente arte da música eletrônica vem tomando mais e mais espaço entre os aglomerados de ilhas.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mechas

bottom of page