top of page
  • Foto do escritorMaitê

NaNoRenO - Primeira Semana | DevLog #1

Nós da MyC Games decidimos participar do NaNoRenO desse ano, com uma ideia bem simples, mas que esperamos que seja divertida: Triplets Trouble!!!

Pra quem ainda não nos conhece, nós somos uma dupla: Dook (artista e roteirista) e Maitê (escritora e programadora). Mas para essa gamejam, nós também temos um sonoplasta na equipe: João Vítor Vital!


A ideia do jogo é acompanhar o dia a dia de trigêmeos ao longo de uma semana (7 dias), em um período pouco depois da pandemia e em que as coisas estão lentamente voltando ao normal, mas em que eles ainda estão presos em casa. Nesse contexto, eles tentam achar coisas divertidas para fazer dentro da própria casa, seja alguma brincadeira nova ou explorar um lugar da casa no qual nunca foram antes.

A história vai ser bem linear e com um único final, classificando o jogo praticamente como uma Kinetic Novel, mas para deixar mais interativo e divertido para o jogador, nós queremos colocar alguns minigames em cada dia.

Na parte artística, nós temos algumas ideias ambiciosas e que ainda não temos certeza que vamos conseguir fazer, mas vamos tentar! Por exemplo, um dos nossos objetivos é que as crianças tenham uma roupa diferente para cada dia, o que obviamente vai nos dar um trabalho a mais, mas também um senso de realismo um pouco maior.


Nessa primeira semana, nosso objetivo era escrever pelo menos 2 ou 3 capítulos da história e ter todos os sprites prontos. Infelizmente, nós não conseguimos fazer tudo isso, mas ainda assim fizemos um bom progresso durante a semana, que vamos mostrar aqui. O Dook vai falar um pouco sobre o processo de criação do design dos principais personagens:














Bem, começando com as crianças!

Os trigêmeos tem 8 anos, e depois de um tempo, decidimos não especificar o gênero biológico de nenhum deles, eles são crianças e apenas crianças.















Para identificá-los, a única diferença física entre eles é o corte de cabelo, que já é por si só uma expressão da personalidade de cada um. Mas falando da parte técnica, isso é bastante conveniente! Seus rostos são idênticos, então um único conjunto de expressões seria usado pelos três. Suas expressões são exageradas, eu tive uma certa influência no manga "Yotsuba" e em sua protagonista de mesmo nome, não lembro exatamente a idade dela, mas suas ações e expressões são exatamente o que eu vejo nos trigêmeos. O cabelo deles eu deixei com fios soltos e espaços abertos propositadamente pra dar o sinal de que sim, eles nunca ficam parados e se movem muito, mesmo se fossem penteados todo dia de manhã, em pouco tempo, já estaria tudo bagunçado e arrepiado!

Também, crianças se movem muito, ter eles apenas em uma única pose seria deprimente. Eu fiz variações de braços justamente para dar movimento, essa ideia de que eles estão sempre fazendo algo com os braços ou mãos.

Se eu tivesse mais tempo, definitivamente tentaria fazer mais variações de mãos e braços!






















Agora sobre o pai!

Ele é um artista que trabalha em casa, além de um pai solteiro com três crianças, muito fofas e obedientes, mas que ainda são crianças e tem muita energia pra descarregar o dia e noite toda. No fim quem fica quase sempre sem energia é ele!

Eu quero fazer ele parecer o mais cansado possível, mas não acabado ou triste, não não, apenas muito cansado e sempre no limite de sucumbir a vontade de só se jogar no chão e tirar um cochilo.


Ah e as linhas! Elas são azuis, porque eu queria passar mais suavidade. Um linha preta parecia ficar muito pesado e rude no próprio desenho e na narrativa do jogo, com a linha azul eu procurei uma maior leveza entre o desenho e as cores.
















Como eu disse antes, os "capítulos" do jogo vão ser equivalentes aos dias da semana, começando no domingo e terminando no sábado. Sendo uma história contada do ponto de vista de três crianças, eu demorei um pouco até encontrar a melhor maneira de apresentar todo o mundo no ponto de vista delas, tanto juntas, quanto individualmente. Inicialmente, eu pensei em escrever em primeira pessoa, mas trocando o ponto de vista entre elas; escrever dessa forma seria uma maneira de mostrar de forma mais direta como cada um dos trigêmeos vê o mundo, e o quanto as coisas ao seu redor se transformam durante suas brincadeiras, contudo, seria muito difícil fazer a transição entre o ponto de vista de uma para a outra de forma natural, especialmente escrevendo no formato de uma visual novel, o que acabaria ficando confuso para os jogadores.

Escrever em terceira pessoa é uma forma melhor de fazer essa transição, mas por outro lado, eu tinha medo de, com um narrador observador, não conseguir mostrar o "olhar infantil" para o jogador. Crianças são expressivas, não apenas com a linguagem corporal, mas elas também são sinceras e tendem a falar tudo que pensam com sinceridade e dramaticidade, então eu pensei em usar isso ao meu favor e tentar mesclar tudo.

A história vai ser narrada em terceira pessoa, mas a maioria das coisas vão ser faladas e mostradas pelas próprias crianças; mais do que se comunicar com o jogador, elas precisam se comunicar entre si, e através dessa comunicação, elas vão mostrar o que estão vendo, sentindo e até mesmo descobrindo sobre sua família. Enquanto isso, a narração em terceira pessoa vai servir como uma forma de traduzir essa linguagem para o jogador. Em resumo, esperem poucas narrações e muitos diálogos entre os personagens, especialmente entre os trigêmeos.

E por causa de todos esses testes com a escrita, tudo que eu consegui escrever essa semana foi um capítulo e meio (um pouco mais de 5000 palavras), mas a partir de agora eu vou conseguir escrever bem mais rápido.



Por fim, a última coisa que fizemos foi um protótipo (bem protótipo mesmo) de um menu para o jogo, mas foi apenas um teste e está bem longe de ser a versão final.


O que fizemos essa semana:

- Rascunho base de todos os personagens.

- Corpo base e cabelo das três crianças e do pai.

- Algumas das expressões do pai e das crianças.

- A escrita do dia 1 e metade do dia 2.


O que queremos fazer na próxima semana:

- O sprite de mais uma personagem.

- Mais 2 expressões para o pai e 3 para as crianças.

- As roupas de todos os personagens (e as variações para as crianças).

- Começar os backgrounds.

- Terminar de escrever o dia 2 e escrever os dias 3 e 4.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page